O profissional Gerontólogo possui conhecimentos teóricos e práticos para atender com qualidade o idoso, estando assim preparado para acompanhar o processo de envelhecimento. Juntamente com uma equipe multidisciplinar, o Gerontólogo está apto a identificar as necessidades sociais, psicológicas e de saúde/bem-estar que podem surgir nas diferentes etapas da vida e, principalmente na velhice.
O tratamento de fisioterapia gerontológica começa com uma avaliação global e continua com tratamentos específicos como treino de equilíbrio, ganho de força muscular e flexibilidade, dentre outros.
O fisioterapeuta tem por desafio promover a independência nas (ABVD e AIVD) tarefas básicas e funcionais de sua vida diária, minimizando as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, propiciando assim a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida.
O exercício terapêutico é considerado um elemento central na maioria dos planos de assistência da fisioterapia, com a finalidade de aprimorar a função e reduzir uma incapacidade (Hall & Brody, 2001).
Para tanto, é preciso uma visão global do paciente, entendendo todas as esferas que perpassam sua vida – seja social até cultural. Idosos tratados por fisioterapeutas especializados em gerontologia apresentam melhoras sob o ponto de vista físico e psicossocial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário